Formula Kite Worlds 2019 – Revezamento olímpico



Uma nova era para o kitesurf, o teste do revezamento olímpico !

Durante o mundial de Hydrofoil, a IKA teve a oportunidade perfeita para testar o novo formato de corrida de revezamento misto que será usado nas estréia histórica do kitesurf nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

A equipe campeã foi a dos USA com Daniela Moroz e o parceiro Evan Heffernan. A dupla superou a francesa composta por Alexia Fancelli e o ex-campeão mundial Maxime Nocher por apenas um ponto em um dia emocionante de regatas no Lago di Garda, norte da Itália, nos bastidores do Campeonato Mundial de Fórmula Kite Pascucci 2019.

Com todos os kitesurfistas mais rápidos do mundo reunidos para disputar o campeonatos mundial – organizados pela Campione Univela e apoiados pela Regione Lombardia – as federações que tiveram inscrito uma dupla mista se organizaram para o inédito teste.

A safra de ex-campeões mundiais uniu-se a seus conterrâneos e contribuiu para dar ainda mais emoção e intensidade no novo formato de competição, a russa Elena Kalinina e o top rider Denis Taradin ficaram com o terceiro lugar no geral.

A ex-campeã mundial britânica Steph Bridge, ela formou uma dupla com seu filho do meio Guy, o atual campeão europeu de Formula Kite. Mesmo com a família competindo em alto nível a dupla ficou em sétimo.

O novo formato determina que o homem e a mulher devem fazer a raia separadamente, assim que um terminar o outro larga. Foi interessante ver a diferença entre os mais velozes e mais lentos, equilibrando a flotilha com chegadas bem emocionantes.

A adoção do novo formato de revezamento com equipe mista – que deve ser aprimorado até 2024 – foi necessária depois que o Kitesurf recebeu uma medalha olímpica, com a obrigação de juntar homens e mulheres numa mesma disputa.

Com a perspectiva de inclusão nos Jogos Olímpicos estimulou as federações nacionais de vela a investir no kitesurf em busca das tão cobiçadas medalhas.

O Campeonato Mundial de 2019 em Campione del Garda conta com a maior frota de hydrofoil já registrada, com 87 homens e 30 mulheres de 29 países. Muitas nações como a Grã-Bretanha, França, Polônia e a China trouxeram treinadores com botes na água para ajudar seus jovens atletas, infra-estrutura similar as classes de vela olímpicas.

Steph Bridge, que há muito tempo apoiava a inclusão dos kitesurf nos Jogos Olímpicos, adorou o formato de revezamento misto mesmo depois de uma tarde fria na água, quando dez regatas consecutivas foram disputadas.

“Eu gostei”, disse Bridge. “É claro que é frustrante se você estiver ganhando e a outra pessoa não se sair bem. Mas isso traz o trabalho em equipe para o esporte, algo novo e muito bem-vindo ”.

O russo Denis Taradin, sortudo por ter a forte Elena Kalinina ao seu lado, é outro convertido. “Mãos para baixo, estou apaixonado por essa nova disciplina”, disse ele. “Isso muda completamente a dinâmica. Eu já corri com os caras, mas colocar as garotas no mix muda tudo. É muito divertido ”.

Evan Heffernan teve a pressão de se juntar com Daniela Moroz, ele queimou umas das largadas e foi desclassificado, desperdiçando a liderança que ela lhe deu na primeira corrida. Mas com um descarte, a dupla conseguiu recuperar a vitória geral.

“Este formato é muito legal”, disse ele. “As mudanças foram muito suaves e podemos velejar ainda melhor. E talvez as regatas possam ser um pouco mais longas, para que sejam mais táticas e permitam que você compense os erros. Mas foi muito divertido ”.

 

Cinco melhores equipes de revezamento após 5 regatas (um descarte)

1 EUA (Daniela Moroz / Evan Heffernan) 6pts
2 FRA (Alexia Fancelli / Maxime Nocher) 7pts
3 RUS (Elena Kalinina / Maxime Nocher) 7pts

4 GER (Leonie Meyer / Florian Gruber) 9pts
5 POL (Julia Damasiewicz / Jakub Jurkowski) 10pts

2019 Formula Kite Worlds -Masculino – após 4 regatas (um descarte)

1 Nico Parlier (FRA) 3.0pts
2 ponte de Olly (GBR) 4.0pts
3 Connor Bainbridge (GBR) 4.0pts
4 Théo de Ramecourt (FRA)
5 Maxime Nocher (FRA) 5.0pts

2019 Formula Kite Worlds – Feminino – após 3 regatas

1 Daniela Moroz (EUA) 3.0pts
2 Elena Kalinina (RUS)
3 Breiana Whitehead (AUS) 14.0pts
4 Kirstyn O’Brien (EUA) 15.0pts
5 Alexia Fancelli (FRA) 15.0pts

 

Resultados completos: http: /www.formulakite.com

Comentários