PKRA Fuerteventura 2013 – Qualifying

A modalidade Freestyle do PKRA Fuerteventura começou nesta quarta com o trials, para selecionar quem seria os atletas a entrar no Main Event. 41 homens e 12 mulheres se registraram no evento. Sendo que 33 homens brigaram por 14 posições disponíveis no Main Event.

Os ventos estavam na faixa de 20 nós com os atletas velejando em sua maioria com kites 9m. Vários top riders avançaram logo no primeiro round vencendo suas baterias, como Hadlow, Shitzhofer, Spiessberger, e também algumas baixas como os irmãos Garat , Serin, Bakker e Scholte.

O Skippers meeting foi realizado as 10:30, mas o vento entrou na parte da tarde as 12:15. As condições estavam amenas para Fuerteventura dando a chance para os atletas acertaram suas melhores manobras. Mesmo assim não foi executado nenhum double no trials, mas como certeza eles deixaram guardado para o main event.

O formato do trials foi bem simples, nove baterias de 3 ou 4 atletas sendo que os vencedores avançaram direto para o Main Event. Os perdedores do primeiro round se encontraram no segundo round em 6 baterias de 3 atletas , sendo que os vencedores avançavam para o próximo round. O round #3 teve 2 baterias com os top 2 avançando e os perdedores fazendo o quarto round, onde o vencedor conseguiria a última vaga para o evento.

Na primeira bateria, Patrick Blanc avançou direto acertando boas manobras como S-1 e S-mobe com o kite bem baixo. Na segunda bateria, Spiessberger acertou um front to blind perfeito e também avançou. Hadlow estava na terceira bateria, mesmo sem muito power velejou bem e com muita técnica para garantir a sua vaga. Garaschenko surpeendeu Hutter na bateria #4 com boas manobras. Schitzhofer foi constante e com pressão na bateria #5, enquanto Nico Suriel velejou bem vencendo a bateria #6. Madson estava velejando muito, avançou com facilidade na bateria #7. Corniel venceu uma bateria equilibrada contra S.Garat e avançou para o main event. Na última bateria do primeiro round, Borisov acertou poucas manobras porém muito bem executadas e se classificou para a chave principal.

Após o primeiro round tinham somente 5 vagas disponíveis para 18 atletas. No segundo round, os atletas ja estavam cheio de pressão, pois as vagas estavam afunilando. Os seis riders que avançaram foram Neto, Fermon, DaSilva, Bobryk, Hutter e Umpierre em baterias muito equilibradas. A primeira bateria entre Serin, Bobryk e Alcazar os juízes tiveram trabalho para definir o vencendor, mas Bobryk avançou para o próximo round. Outra bateria equilibrada foi entre Umpierre, Sebastien e Valentin Garat, os juízes em uma difícil decisão deram para Umpierre. No terceiro round tivemos uma bateria incrível, Hutter e Neto avançaram enquanto Umpierre precisou de mais uma bateria para entrar no evento derrotando Fermon. Os últimos a entrar foram Da Silva e Bobryk, que venceram Fermon com manobras fortes e na pressão.

A cada evento os trials do PKRA esta mais equilibrado e as baterias cada vez mais desafiadoras. Os 14 atletas que avançaram no Main Event terão a chance de enfrentar os top 8 do mundo e subir no ranking do circuito. O main event esta montado com uma tabela cheia que jovens talentosos. Youri Zoon e Bruna Kajiya são as grandes baixas nesse evento, e provávelmente estarão fora da temporada devido sérias contusões.

Nesta quinta teremos o main event, com os brasileiros na água ! Fique ligado na transmissão ao vivo em http://live.prokitetour.com/

Abaixo as fotos e vídeo oficial do qualifying.

 

 

Comentários