Nico Parlier e Daniela Moroz são campeões mundiais de Hydrofoil

O brasileiro Wilson Bodete Veloso é o destaque com o vice-campeonato entre os Gran Masters (+45)

Nico Parlier, da França, e Daniela Moroz, dos Estados Unidos, confirmaram o favoritismo e venceram o Campeonato Mundial de Fórmula Kite Pascucci 2019, disputado nas águas do deslumbrante Lago di Garda, no norte da Itália.

Para Moroz, de 18 anos, foi o quarto título consecutivo, enquanto Parlier confirmou seu terceiro feito. A modalidade esta em plena evolução, mais veloz e técnica. Os jovens talentos com suporte das federações de seus respectivos países estão surgindo com sede de medalhas olímpicas.

Parlier vê que a inclusão do hydrofoil no line-up para as Olimpíadas de 2024 em Paris deixou a competição ainda mais difícil com uma série promissores novatos.

“Estou muito feliz porque não esperava muito”, disse Parlier. “Definitivamente está ficando mais equilibrado. Os atletas estão ficando cada vez mais rápidos. Eu me senti muito muito veloz, mas muitos estão perto de mim. As largadas da flotilha Gold com 30 atletas era bem apertada e emocionante. As regatas foram incríveis aqui em Garda em meios aos penhascos.”

A grande final – organizada por Campione Univela e apoiados pela Regione Lombardia – infelizmente não rolou pois a chegada de uma tempestade de 40kts e muito frio, cobriram as montanhas de neve, impedindo as regatas do último dia.

Os resultados se mantiveram os mesmos da Gold Medal, com Parlier à frente dos seus adversários marcando 8 pontos no total. Olly Bridge, da Grã-Bretanha, que retornou as competições, ficou em segundo seguido de Connor Bainbridge. No feminino, Daniela Moroz esteve imbatível, vencendo a maioria das regatas.

“Pra ser sincero estou muito feliz; é um bom resultado “, disse Bridge. “Eu não estava esperando muito. Eu estava andando bem e fazendo boas regatas, fiquem bem relaxado com isso. Me senti bem com o equipamento, acho que isso ajudou.

Bridge superou o compatriota Connor Bainbridge. Eles terminaram iguais em pontos, Olly virou na ultima regata ao conseguir uma bela vitória. No critério de desempate, quem tiver melhor desempenho na última regata leva.

“Estou muito feliz com o resultado”, disse Bainbridge. “Eu definitivamente queria estar no pódio, e é bom estar lá com Olly Bridge e Nico Parlier. Mas no próximo evento eu quero estar no topo do pódio. ”

A ex-campeã mundial russa Elena Kalinina ficou igualmente satisfeita com seu segundo lugar no pódio, velejando em um local tão espetacular que foi o Lago de Garda.

“Gostei muito desta competição e estou feliz com o meu progresso”, disse Kalinina. “Gostei muito deste local e as regatas com as meninas. O nível esta cada vez mais alto e o número de atletas empolga para os próximos eventos. ”



2019 Pascucci Formula Kite World Championships – Resultados

Masculino
1 Nico Parlier (FRA)
2 Bridge Olly (ING)
3 Connor Bainbridge (ING)
20 Bruno Lobo (BRA)


Feminino
1 Daniela Moroz (EUA)
2 Elena Kalinina (RUS)
3 Breiana Whitehead (AUS)


Equipe Mista KiteFoil
1 EUA (Daniela Moroz / Evan Heffernan)
2 FRA (Alexia Fancelli / Maxime Nocher)
3 RUS (Elena Kalinina / Denis Taradin)


Masculino, sub-19
1 Arthur Lhez (FRA)
2 Oliver Hansen (DIN)
3 Scott Whitehead (AUS)


Feminino, sub-19
1 Daniela Moroz (EUA)
2 Valeria Garashenko (RUS)
3 Julia Damasiewicz (POL)


Masculino U16
1 Maximilian Maeder (SGP)
2 Jakub Jurkowski (POL)
3 Michal Wojciechowski (POL)


Feminino U16
1 Julia Damasiewicz (POL)
2 Magdalena Wojciechowska (POL)
3 Nina Arcisz (POL)


Masculino (Masters)
1 James Johnsen (DIN)
2 Nico Landauer (URU)
3 Ejder Ginyol (TUR)


Feminino (Masters)
1 Steph Bridge (GBR)
2 Natalie Flintrop-Clarke (AUS)
3 Claire Durand (FRA)


Masculino (Gran-Masters)
1 James Johnsen (DEN)
2 Wilson Veloso Junior (BRA)
3 Pierluigi Capozzi (ITA)


Resultados completos: http: /www.formulakite.com

 

Comentários