Mondial du Vent 2014 – Singles

France2014-Banner-PKRA650x200

Christophe Tack e Gisela Pulido vencem a Single Elimination do PKRA França 2014.

Começou nesta semana a 18ª edição do Mondial Du Vent, terceira etapa do circuito PKRA 2014. O evento é a maior competição de kitesurf em atividade no mundo. A etapa francesa é famosa pelos ventos fortes, rajados e frios, que deixam a competição ainda mais desafiadora.

No total são 47 homens e 17 mulheres, representando 21 países, batalhando pelos 37 mil euros de premiação.

Após um primeiro dia sem ventos, o segundo começou com ventos extremamente fortes e rajadas na faixa de 25-35 nós. Essas foram as condições do início qualifying e Single Elimination, que forçou os atletas a usarem os menores kites de seus quivers (4-6m). Os destaques do qualifying foram Liam Whaley da Espanha, Luis Cruz da República Dominicana, e o estreante Linus Erdman da Alemanha.

A Single Elimination foi iniciada com ventos ainda mais fortes, com rajadas batendo os 45 nós. Com essas condições podemos dizer que os atletas tentavam sobreviver durante as baterias, tentando fazer as manobras mais básicas para garantir os pontos.

“Tentei fazer manobras simples, mas com bom power e execução, eu acho que isso fez a diferença nas minhas baterias”, disse Liam Whaley sobre a sua estratégia na competição.

Surpreendentemente os espectadores pareciam não se incomodar com as condições que estavam na beira da praia e vibravam a cada bateria. Os destaques foram para a bateria entre Whaley e Cruz que teve uma das maiores médias do dia, com manobras como um Hinterberger Mobe e S3 de Whaley contra o S-Mobe e um impressionante 317 da Cruz.

Com as condições extremas, temos as quedas mais espetaculares. O ex-campeão mundial Youri Zoon teve que abandonar a sua bateria após ter se machucado em um pouso.

A single avançando as baterias foram ficando cada vez mais técnicas e com maior somatórios. Os brasileiros fizeram uma ótima Single Elimination, Reno Romeu foi o destaque ao derrotar Carlos Mário e Alex Neto, sendo parado apenas por Christophe Tack nas semis. Na disputa de terceiro e quarto o carioca foi derrotado por Marc Jacobs finalizando em 4º lugar na Single. Eudázio da Silva e Alexandre Neto ficaram na quinta colocação, enquanto Carlos Mário terminou em nono lugar.

Na outra semifinal, Jacobs foi derrotado por Aaron Hadlow, que começou acertando um 315 marcando uma das melhores notas do dia. Jacobs pousou várias manobras como um S-Mobe e Hinterberger Mobe, porém Hadlow venceu por uma diferença mínima de 1,2 pontos. O inglês completou várias manobras como um Crow Mobe e um Double S3.

Após derrotar Reno nas semis, Christophe Tack fez a grande final da Single contra Hadlow. Em condições clássicas de Leucate, os dois riders completaram manobras incríveis na batalha pela vitória. Porém, Hadlow falhou em duas manobras importantes como um Blind Judge 5 e Crow Mobe 5 e não conseguiu somar pontos importantes na final.

Tack continuou a acertar suas manobras, pousou Front Blind Mobe, Back Mobe 5, e para fechar um Blind Judge 5. Foi uma final disputada, mas no final Tack venceu, marcando a maior média do dia e garantindo a vitória na Single Elimination.

No feminino, as baterias foram muito disputadas. O destaque foi para Annelouse Lammerts, que velejou muito bem e eliminou Bruna Kajiya nas quartas de final. Manuela Jungo também acertou boas manobras e eliminou Annabel Van Westerop, que também teve problemas nas condições de ventos fortes e rajados.

Na final entre Karolina Winkowska e Gisela Pulido, tivemos a melhor bateria entre as mulheres. Gisela acertou um belo Slim Chance e Winkowska respondeu com um Back Mobe. A espanhola venceu por diferença mínima de .29 pontos e ficou com a primeira colocação.

O vento está previsto para continuar soprando forte durante todo o evento, diminuindo levemente para os próximos dias. O meeting será as 10 da manhã com início da repescagem as 10:30. Fique atento para o Facebook e Twitter para maiores informações.

 

 

 

Comentários

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta