Ceará Wing Surf Paradise

Todos conhecem o litoral do Ceará por suas belas praias, sol, calor e ventos constantes. A temporada que começa no dia 1º de agosto atrai milhares de velejadores para o nordeste brasileiro.

Kitesurfistas de todo o mundo desembarcam em Fortaleza para aproveitar as clássicas condições de vento para aquelas férias 100% kite, mas espera ai … ventos fortes geram ondulações, onde várias bancadas e uma troca de maré agressiva fazem desse mesmo o litoral o paraíso para o Wing Surf !!!

Nesta temporada de velejo no Ceará concentrei minhas energias para o Wing Surf, nova modalidade que mistura todos os esportes de água que já pratiquei (Wind/Kite/Foil/Surf).

Nossa base na trip foi a Praia do Cumbuco, no Kitecabana, point clássico na região que oferece ventos e ondulações perfeitas para o Wing.

Para esta trip convidei meu parceiro de equipe Victor Adamo “Pimpows” para uma busca pelas melhores condições para o esporte e pegamos condições incríveis.

Chegando ao Cumbuco tive o privilégio de estrear os novos Wings da Duotone 2021, modelos Echo e Unit, são asas de alta performance que proporcionam muito controle e estabilidade no velejo.

O velejo em frente ao Kitecabana foi ótimo para colocar os gybes e tacks em dia. Os saltos nas duas bases lembram muito a época do windsurf. Com a maré cheia as ondulações ficam perfeitas para o surf !

Deu pra sentir exatamente a diferença dos novos Wings da Duotone:

# Unit =  mais surf e leve , drift perfeito nas ondulações e mais power para os waterstarts.

Novo Duotone Unit 2021

# Echo = mais versátil, com retranca, uso com trapézio e consigo imprimir mais velocidade para os saltos. A retranca trás o feeling do windsurf e muito mais precisão no velejo. No surf a Echo teve uma ótima evolução e fica bem próxima da Unit comparando o drift.

Duotone Echo 2021


Nossos amigos e fotografo Hugo Valente e Gabriel Gomes registraram alguns momentos das sessions no Cumbuco.


Olhando as previsões, vendo as marés encaixando e swell dando uma reagida, decidimos ir para o paraíso dos ventos fortes, Jericoacoara! Jeri tem a fama de ventos intensos, é o pico do kite e do windsurf, e queríamos sentir aquela nostalgia de velejar de Wing Surf em um dos principais palcos do Windsurf brasileiro.

Chegando em Jeri ficamos hospedados no belo Rancho do Peixe que ofereceu toda a estrutura para desbravar a região, como o Rancho fica no Preá nosso destino foi Jericoacoara, onde aproveitamos a estrutura da Vila Kalango e sua tradicional escola de wind Tico Wind para fazer nossos velejos diários.

Todos os dias em Jeri os ventos não decepcionaram, velejamos com ventos acima de 30 nós, com wing 4m full power. No pico do wind “bandeira” em Jeri formam ótimos kickers, perfeitos para os saltos e também para o surf, os parceiros locais de Wind ficaram loucos com o Wing Surf !

Velejo clássico até o por do sol

Ficamos alguns dias pela região, onde velejamos em várias praias, além do pico de wind, fomos até Praia da Malhada que formam ondulações gigantescas ótimas para os saltos. Para finalizar fizemos um downwind incrível do Rancho do Peixe até a Vila Kalango. Esse downwind foi uma das partes mais incríveis da trip, os ventos estavam super fortes, acima de 30 nós e as ondas enormes, dava pra surfar as ondas por minutos sem o auxílio do wing, muitas tartarugas num visual surreal do Serrote, Pedra Furada, Praia da Malhada e finalmente a duna do Por do Sol.

Victor Adamo “Pimpows” – Table Top

Jeri realmente tem tudo para ser o paraíso do Wing Surf, reúne as condições perfeitas para o esporte !


O jovem windsurfista e fotógrafo Hugo Albuquerque registrou nossa passagem por Jeri com clicks irados, que vão ficar na história desse esporte !


Na volta para o Cumbuco, passamos pela Praia do Paracuru, que possui uma bancada bem rasa no outside, ótima para o Surf de Wing. Encontrei os amigos do Quebra-mar, Peter Vento Brasil e Jean Marc que já estão velejando super bem.

Para o surf, o Paracuru impressionou muito, pois as ondas sao muito longas e volumosas, pegamos ondas extensas e com o wing totalmente neutralizado parecia que estávamos fazendo um surf foil tradicional.

Paracuru com ótimas ondas para o Wing Surf !

Após duas semanas de treinos intensos, percebi que o Ceará vai ganhar uma nova atração, o Wing vai chegar com força total ! Em todos os lugares que passamos todos estavam super curiosos e dispostos a aprender esse novo esporte. O Wing inicialmente não é tão simples quanto parece, mas com os equipamentos certos e um bom instrutor, será bem rápido o aprendizado e evolução.

Gostaria de agradecer nossos parceiros Gokite, Duotone Foil Wing, Kitecabana, Rancho do Peixe, Vila Kalango, Vento Brasil por essa trip inédita pelo Ceará !

Paracuru tem ótimos kickers para os jumps !

Fotos :

  • Hugo Valente – @hugovalenteoficial
  • Gabriel Gomes – @imagensgabriel
  • Hugo Albuquerque – @hugo_allbuquerque
  • Pedro Matos – @pedromatosg

Agradecimentos :

  • Kitecabana
  • Rancho do Peixe
  • Vila Kalango
  • Vento Brasil
  • Duotone Kiteboarding Brasil
  • Gokite

Comentários