Arena Kite Brasil 2016 – Trials

cover-face-01



1º dia do Arena Kite classifica 10 atletas para disputa principal

O céu da Praia de Itaqui, na cidade de Luís Correia, estava repleto de pipas. Os velejadores deram os seus primeiros voos na disputa do Arena Kite Brasil 2016. Na categoria freestyle, 20 kitesurfistas disputaram nesta sexta-feira (18) a triagem para classificar dez atletas que participarão do evento principal no sábado (19). Das cinco baterias, os dois melhores de cada foram selecionados pelo corpo de juízes.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), Augusto Sampaio, as triagens tiveram destaques para os atletas mais novos. “Vários atletas bem novos se destacaram com um velejo bem forte. O vento ajudou bastante, condição perfeita, bateu pela manhã 20 nós e com maré seca ficou com condição boa, depois ficou muito seca e terminamos as triagens”, contou.

ok-ok-ok-e-esse

Triagem

Em cada bateria, quatro kitesufistas disputavam duas vagas para seguir na disputa da competição principal. A avaliação da triagem foi com a impressão geral de cada componente do corpo, sem atribuição de notas. Somente no evento principal é utilizado a avaliação de cada manobra para a contagem de pontos. O Head Judge do evento é Bruno Correia, do Ceará, e os juízes são os também cearenses Tomás Teixeira e Germano Nottingham, além do piauiense Tico Azevedo.

“Como é a triagem fazemos como impressão geral, sem notas. No evento principal usamos notas. Isso porque na triagem são baterias de quatro atletas e no evento principal são três na primeira fase e dois até a final. Amanhã começa o evento principal, dez atletas da triagem passaram e os outros dez não vão entrar. Depois teremos as disputas na big air e na categoria feminina”, explicou Augusto.

img_0416-700x500

O dia contou com ventos de 20 nós e maré seca, propício para à prática. Foto: Vinícius Felix

Projeto Vivo

O Projeto Vivo está participando com 13 atletas no Arena Kite. Neste primeiro dia, cinco atletas que participavam das classificatórias, dois conseguiram passar para o evento principal. Na primeira bateria, Luís Fernando conseguiu se classificar na segunda colocação. Já na última bateria, Márcio Vinicius também conseguiu a classificação como segundo do grupo. Manoel Piçarrinha, Alexandre Índio, Guigui Costa e outros nomes participam da segunda etapa.

Segundo João Bosco, um dos coordenadores do Projeto Vivo, a competição foi positiva e a expectativa é que o segundo dia supere, já que acontece as disputas principais. “Foi muito boa, e a expectativa é de que amanhã seja melhor. Os meninos estão bem confiantes, eles estão bem mais experientes. Vai dar certo, amanhã vai ser o dia”, completou Bosco.





Texto : Amanda Omati (www.piauisurf.com.br)

Fotos : Vinícius Félix

Comentários

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta