A World Sailing seleciona eventos individuais de kitesurf masculino e feminino como alternativa preferida para Paris 2024

O Conselho da World Sailing selecionou hoje eventos individuais de kitesurf para homens e mulheres como a escolha alternativa preferida, caso o evento Formula Kite Mixed Relay não seja aprovado pelo Conselho Executivo do COI em sua sessão de 8 a 10 de junho de 2021.

A votação ocorreu após uma semana de discussão nos comitês de Eventos e Equipamentos, onde os delegados puderam escolher entre 15 propostas de eventos alternativos apresentadas pelos membros da World Sailing e pela associação de classe.

O Comitê de Eventos da World Sailing recomendou separar o evento misto de 470 em eventos masculinos e femininos separados em uma decisão de 7 a 6, em vez de dividir o evento de revezamento misto de kite.

O segundo comitê relator, World Sailing Equipment Committee, propôs ambas as opções em ordem oposta em uma decisão 10-7, sendo sua primeira escolha separar o revezamento do kite misto em eventos individuais masculinos e femininos.

O World Sailing Council votou pela primeira vez na recomendação do Comitê de Eventos, que foi rejeitada por 60 a 40%.

O Conselho então votou na recomendação do Comitê de Equipamentos, que foi aprovada com mais de 94%.

“A IKA respeita a decisão dos membros do Conselho de selecionar o evento Formula Kite Mixed Relay para Paris 2024 e está muito satisfeita que o revezamento tenha sido previamente aprovado pelo COI”, disse Markus Schwendtner, Secretário-Geral da International Kiteboarding Association.

É importante notar que o evento Mixed Relay continua a ser a primeira escolha da World Sailings para a 10ª medalha nos Jogos de Paris 2024, e que a decisão final agora cabe ao Conselho Executivo do COI para confirmar o programa final de vela para os Jogos do XXXIII Olympiad.

“A votação de hoje do Conselho para propor o Formula Kite Masculino e Feminino como os primeiros eventos alternativos mostra a confiança que eles têm no Kite. Agora aguardamos os próximos passos da World Sailing e do COI ”, acrescentou Schwendtner.

O Comitê Executivo da IKA revisará o programa do campeonato para o quadriênio 2021-2024 após a decisão do COI em 10 de junho de 2021.

Para os atletas de Formula Kite, é unânime a preferência em separar as medalhas masculinas e femininas. As regatas são muito acirradas, o revezamento torna a competição mais amadora, perdendo um pouco o brilho dos treinamentos e competitividade.

Comentários