2019 Porsche KiteFoil World Series Gizzeria – Final

Jovem esloveno Toni Vodisek (19) vence na Itália, brasileiro Bruno Lobo fica entre os top 10 !

Foi realizado de 25 a 28 de julho de 2019 o Porsche KiteFoil World Series 2019, etapa em Gizzeria, Itália, na Hang Loose Beach, reunindo 82 velejadores de 19 países. O mar Tirreno é fantástico, porém desta vez os velejadores reclamaram de muitas algas e plásticos, o que muitos tiveram que fazer uma parada rápida para se livrarem do lixo em seus foils.

Foram 4 dias de competição, totalizando 20 regatas com 3 descartes, as condições variaram bastante durante o evento forçando ao atleta usarem a maioria dos kites registrados no evento.

Largadas apertadíssimas

O destaque da competição foi para a nova geração que se inscreveu em peso, visando o início de um ciclo olímpico. Vários atletas abaixo de 20 anos estão competindo em alto nível, deixando as regatas ainda mais disputadas.

Segundo a americana Daniela Moroz (USA), líder no feminino declarou: “Acho muito empolgante que tenhamos 20 garotas inscritas para este evento, o que é o máximo que temos para uma World Series do KiteFoil até agora, acredito. Você pode dizer que o esporte está crescendo e mais garotas estão entrando nisso desde que se tornou Olímpico”.

Desde o primeiro dia predominou o jovem esloveno Toni Vodisek, liderando as três primeiras regatas, com ventos de 10 a 12 Kn e kites entre 18 a 21 metros. Segundo ele, “O dia estava muito agitado. O vento não era tão leve para os meus 21m que eu estava usando para o começo, mas sim as pernas estão doendo”.

Nos demais dias Toni Vodisek ampliou sua liderança, seguido por Axel Mazella (FRA) e Guy Bridge (GBR). Nico Parlier (FRA) teve que fazer regatas de recuperação, mas finalizou bem colocado no dia.

Bruno Lobo foi um dos destaques do evento sempre entre os top 10

O Brasileiro Bruno Lobo se manteve entre os 10 primeiros, chegou a vencer a nona regata. Com tantos velejadores na regata, a largada é fundamental um bom posicionamento para tentar sair na frente. Segundo Bruno “com regatas longas, cerca de 18km e 5 regatas por dia, é preciso estar em ótima força física, já que a predominância de vento foi de 18Kn, muitos usaram kites de 21m a 15m, fiquei muito feliz de finalizar em sétimo lugar, andei rápido no popa e contra vento, excelente para pegar ritmo para o Pan que começa nesta semana”.

Entervista Bruno Lobo:

Toni Vodisek mostrou uma velocidade incrível e uma habilidade inabalável de manter a prancha sob seus pés. O segundo colocado, Axel Mazella (FRA), sabe que ele tem um desafio pela frente, se quiser pegar o esloveno voador. “Eu não sei como eu posso pegar Toni”, ri Mazella. “Nós cometemos muitos erros, mas ele tem uma velocidade muito alta. Mesmo que cometa alguns erros, pode chegar ao topo como quiser”.

O jovem Toni Vodisek estava imbatível no evento

Resultado final:

Masculino:
1 – Toni Vodisek (SLO)
2 – Axel Mazella (FRA)
3 – Nico Parlier (FRA)
7- Bruno Lobo (BRA)

Podium Masculino

Feminino:
1 – Daniela Moroz (USA)
2 – Eleanor Aldridge (ING)
3 – Elena Kalinina (RUS)

Podium Feminino

Veja as estatísticas em Gizzeria:


Assista a Playlist do evento com o vídeo dos 5 dias de competição !

 

Maiores informações acesse ao site oficial do evento : http://kitefoilgoldcup.com/news


Comentários