Fortaleza recebe campeonato internacional inédito de esportes náuticos

Fortaleza recebe o 1º Campeonato Mundial de Kite Hydrofoil Freestyle e Wing Foil, dois novos esportes que estão conquistando o esporte à vela internacional.

A Praia de Iracema será palco pela primeira vez do “SUPERFOIL BRASIL 2020”. O evento acontece entre os dias 10 e 14 de novembro na capital cearense.

O foil tem renovado os esportes à vela, tanto o kite quanto o windsurf ganham novo fôlego e novas modalidades através dele. O Ceará é considerado um dos melhores lugares do mundo para a prática destas modalidades, atraindo atletas e velejadores do mundo, que são são unanimes em descrever o litoral cearense, como o melhor destino para treinos e competições das mais diversas modalidades destes esportes.

Ventos constantes, a água morna e as variáveis de lagos, mar com e sem ondas, consolidaram o litoral cearense como destino certeiro para os mais diversos perfis de velejadores. Tudo isso fez com que a Global Kitesports Association (GKA) e Global Wingsports Association (GWA) escolhessem o Ceará como destino para a realização do 1º campeonato mundial das modalidades de Kite Hydrofoil Freestyle e Wing Foil.

A prova também será importante para os brasileiros que estão de olho nas Olimpíadas de 2024, porque a prática do foil, por ser mais recente, está formando a primeira safra de velejadores com nível internacional. É importante esclarecer que o Foil é um modalidade recente no universo do esportes de vela em geral e é caracterizado por sua tecnologia hidrodinâmica, que permite a prancha flutuar sobre as águas. No Hydrofoil Freestyle o conceito de pipa é o mesmo do kit tradicional, já no Wind Foil, o padrão muda, e literalmente, um novo esporte nasce com ele. A pipa é solta, e o velejador a segura apenas com os braços e o corpo se torna uma extensão ainda mais dinâmica entre prancha e vela.

COMPETIDORES NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Neste ano, 7 brasileiros estarão na água na disputa pelo título. O Paulista Pedro Vianna Silva, de 43 anos e o cearense Nilson Costa, vão representar o nosso país no Kite Hydrofoil freestyle. Kauli Seadi, Levi Len, Fernando Mizo, Dudu Mazzocato vão mostrar as melhores técnicas e manobras no Wing Foil. A cearense Liana Maia é a única brasileira da competição na modalidade de Wing.

Os destaques internacionais na modalidade Wing Foil são para o suíço Balz Muller e o francês Titouan Galea , que estão entre os melhores do mundo na competição. A outra mulher da competição do Wing Foil, Paula Novotna, promete arrebentar dentro d’água. Já no kite Hydrofoil freestyle, o americano Fred Hope vai voar alto em manobras nunca antes vistas no Hydrofoil . Detalhe, ele não usa o apoio de alça na prancha, o que dificulta ainda mais as manobras radicais com a prancha.

ATENÇÃO REDOBRADA
Este ano, por conta da situação de pandemia ocasionada pela Covid-19, mudanças na organização do evento foram necessárias. Neste intuito foi elaborado um protocolo especial em parceria a GKA e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), de acordo com as recomendações da OMS e ao decreto estadual vigente. Todo acesso ao evento será restrito a atletas e as equipes de produção, através de um perímetro do campeonato delimitado. A ideia é oferecer um ambiente seguro para os atletas e a equipe que está responsável pela realização da competição.

Comentários