Conheça os novos foils da Duotone 2019


A Duotone lança uma nova linhas completa de foils chamada Spirit e já temos pronta entrega no Brasil.

Os novos foils Spirit da Duotone esta com uma nova construção e materiais leves e resistentes para dar a máxima performance para a prática do Hydrofoil. A linha SPIRIT é uma linha completa de hydrofoils para todos os níveis de atletas, são fáceis e duráveis. A qualidade dos materiais, preço e desempenho estão acessíveis. Vamos dar uma olhada no que aconteceu por trás do design da nova serie de hydrofoils da Duotone.

Conheça a equipe de desenvolvedores 

Com anos de kitesurf, surf e desenvolvimento, Sky Solbach é um dos mestres que esta por trás da nova linha SPIRIT. Enquanto Ken Winner se focou nas asas, Sky fabricava vários protótipos para testar em Maui, local perfeito para o teste de produtos.

Vocês podem conhecer Ken Winner, ele é o designer dos lendários kites REBEL e NEO, mas vale a pena saber que, quando se trata de foils, sua experiência é enorme em várias modalidades. Ken projeta hydrofoils para windsurf, surf e downwind. Como esses esportes são bem similares dentro da água, tem muitos fatores que funcionam para uma modalidade e são aplicados em outras. Ken se especializou nas asas de foil e trabalhou de perto com o Sky Solbach.

Max Pajank juntou-se à Duotone em julho de 2018 como gerente de produto de Hydrofoils. Seu principal papel no desenvolvimento da linha SPIRIT foi conectar idéias de Ken e Sky com as fábricas, discutir potenciais de preço, visitar as fábricas e tentar resolver todos os problemas que possam afetar o cronograma da Duotone.


Qual foi a visão da Linha Spirit?

Ken: Nossa idéia foi uma série completa de foils para todos os estilos que fosse fáceis, duráveis e divertidos.

Sky: O Foil está indo em várias direções diferentes e existem muitos estilos. Queríamos oferecer uma série de asas para o freeride e o surf, que é o estilo que mais me interessa e pratico no dia-a-dia.


Como você conseguiu isso e como isso se traduz em desempenho?

Ken: Nós tivemos um grande sucesso com o mastro de alumínio em 2019, então nós refinamos um pouco sem mudar a idéia básica. É realmente difícil superar uma fuselagem de alumínio em termos de resistência, peso, baixo arrasto e durabilidade. Nós precisávamos de boa resistência porque estávamos planejando colocar algumas asas consideráveis ​​nela.

Sky: Ken e eu trabalhamos muito com Surf e SUP nesse último ano. Descobrimos que há muito em que testar em termos de design, nas asas de surf e kite. Os Surf foils precisam ser mais lentos e com bom lift, mais estável e fáceis de usar. Essas mesmas qualidades também foram usadas nos foils de kite freeride, mais divertidos e acessíveis.


Quais são as qualidades, características e finalidade de cada asa ?

Sky: A Spirit Freeride é uma ótima opção para os iniciantes. Ela tem mais área é leve e estável, bem fácil de velejar.  As asas dianteira e traseira são construídas usando o composto carbon 30, que é um material super forte e moldado que não risca ou amassa facilmente. É ótimo para escolas ou riders que querem algo fácil e durável.

As asas do foil Spirit Carve e Spirit Surf são feitas de carbono un-direcional pre-preg com um núcleo de espuma e são bem leves e duras. Estes dois conjuntos de asas são inspirados nas asas de surf e partilham muitas das mesmas qualidades que procuramos quando surfamos sem kite como a velocidade inicial de descolagem, fácil de manobrar, baixa velocidade de stall e planeio máximo. Todas essas características de desempenho as tornam fáceis e divertidas, com a capacidade de usar uma pipa muito pequena, se desejado, para obter aquela sensação mágica de surf com um kite.


Qual foi o seu papel no desenvolvimento dos Spirit Foils?

Ken: Eu eu comecei fazendo o trabalho de design dos foils. Pesquisei diferentes formas de asa, então desenhei com software CAD alguns modelos de asas. Fiz alguns dos modelos de asas por meio do software de dinâmica computacional de fluidos (CFD) para poder avaliar seu desempenho. Por fim, trabalhei com meu CNC e modelei as asas com a forma precisa. Para as formas da fuselagem, não fiz análises de CFD. Em vez disso, usei o software CAD para modelar protótipos que foram então feitos pelo meu CNC. Uma vez que isso foi feito, Sky Solbach e eu estávamos prontos para pegar as asas para testes.


Conte sobre a evolução dos foils da Duotone

Ken: Quando começamos a desenvolver os foils o esporte era muito novo e perigoso, muitas pessoas se machucando. Demos ênfase na segurança fizemos um foil mais lento e seguro. Nos novos foils mantivemos a ênfase na acessibilidade e durabilidade com a construção de Carbon 30, mas atingimos níveis de desempenho ainda mais altos com nossas novas asas de full carbono.

Sky: A nossa linha de foils esta muito mais diversificada agora e estamos oferecendo diferentes tipos de asas para diferentes condições e estilos de velejo. À medida que evolui, continuaremos a oferecer asas para todas os estilos de kitefoil.

Max: Este mastro de alumínio é o melhor que já tivemos na Duotone. Além do perfil de mastro otimizado, o material das asas (Carbono 30) deixa mais resistente, ótimo desempenho e um acabamento impecável.


Na sua opinião, qual o foil perfeito ?

Sky: Pessoalmente, estou focado no surf foil ! Para mim, não há nada melhor do que dar uma volta em uma prancha de surf e sentir a performance nas ondas acelerando nas curvas. Quero focar cada vez mais em alta performance em ondas pequenas ou mesmo em águas planas. Eu entendo que tem vários estilos, como os atletas que querem velejar a 35 nos de velocidade com 10 nós de vento. Mas isso torna o trabalho interessante, em oferecer algo diferente para cada velejador e cabe a você onde você quer levá-lo.

Por que o foil é a modalidade mais apaixonante ?

Max: Foiling oferece novas possibilidades e desafios. Não há melhor sensação do que voar sobre a água com pouco vento em seu kite. Embora o começo seja difícil e frustrante, ele permite que você entre em um novo mundo no kite e surf.

O que dita as tendências de desempenho no foil?

Sky: Eu sempre acreditei que algo divertido e acessível, as pessoas vão querer praticar. Estamos sempre encontrando novas maneiras de nos divertir com os foils e as coisas ainda estão evoluindo. É empolgante ver que muitas pessoas estão interessadas no foil e que muitas marcas estejam se esforçando para torná-lo melhor, mais fácil e diversificado. Os riders cada vez mais empolgados tornam a evolução constante.


Conte sobre o processo de fabricação.

Sky: Todas as nossas fuselagens são fresadas em CNC de alumínio de alta qualidade, então a precisão é perfeita. Nosso mastro de alumínio é soldado à placa de base em um processo usado pela Fórmula 1, que funde as peças de alumínio e é adicionalmente parafusado com dois parafusos M8 para a conexão mais forte do mercado. Nossas asas são fabricadas com carbono unidirecional pré-preg de alta qualidade para máxima rigidez e resistência. Fizemos um duro trabalho duro para construir nossa própria fábrica na Europa, em vez de fazer a solução one-stop-shop em fábricas chinesas de outras marcas. Isso mostra a qualidade de nossos foils.

O que torna estes foils competitivos?

Sky: A qualidade dos componentes, o preço e o desempenho não podem ser superados.

Max: Com nossos quatro conjuntos de asas diferentes, todos têm a chance de obter a configuração perfeita para seu estilo. Nossos foils são fáceis de velejar e ao mesmo tempo são velozes. Os foils Spirit são para todos os estilos de riders.

Ken, você pode descrever a linha SPIRIT em poucas palavras?

O GT é rápido.
O Freeride é versátil e extremamente durável.
O 950sqcm é quase tão rápido quanto o GT, rápido para subir e extremamente fácil de pilotar.
A asa de surf de 1250 é a minha favorita, já que é rápida o suficiente para a maioria dos riders e a mais fácil para as manobras.

Confira todos os detalhes dos novos foils em https://www.duotonesports.com/kiteboarding/foils

Para pedidos entre em contato com nossa equipe de vendas em vendas@gokite.com.br ou +55 48 984091618

 

 

Comentários