Comprimento da linha de kitesurf e comportamento do kite: linhas longas ou curtas?

Como o comprimento das linhas influencia o comportamento e a resposta do kite?

O comprimento da linha de seu equipamento de kitesurfe é um fator crítico para determinar como uma pipa vai voar e produzir força. Saber como manipular o comprimento da linha pode ser muito útil para obter o melhor desempenho do kite em uma situação particular.

A maioria dos velejadores não se concentra neste tópico porque o equipamento de kitesurfe vem completo e pré-configurado pelos fabricantes. Se quisermos alterá-lo, normalmente fazemos isso por nós mesmos, cortando e costurando as linhas ou anexando extensões de linha de Kiteboarding.

Lasse Walker

O comprimento da linha do kite influencia a dimensão da janela de vento?
A primeira coisa a destacar é que o comprimento da linha do kite determina a dimensão da janela de vento, o que significa uma área mais ampla ou mais estreita na qual o kite voará, e isso terá dois efeitos principais.

 

1. Como o gradiente da força do vento aumenta, quanto mais nos movemos do solo, mais fortes os ventos o kite pegará. Portanto, podemos esperar ser capazes de navegar com vento mais fraco do que o normal com linhas longas ou ter mais controle em dias de vento forte com linhas de kite mais curtas.

2. A amplitude do espaço em que a pipa pode voar influenciará o pico de velocidade da pipa.

 

Resposta da pipa relacionada ao comprimento da linha
O comprimento das linhas do kite também influencia o comportamento que eles têm. Quanto mais tempo eles são, mais eles se dobram sob a ação do vento e seu peso. A folga resultante afetará diretamente a reatividade do kite aos comandos do velejador. Com linhas curtas, geralmente, o kite requer uma ação mínima de direção para ser responsivo, enquanto com linhas longas, para obter a mesma reação, o comando na barra precisará ser bem mais forte.

Portanto, o tamanho da barra do kiteboard deve ser proporcional não apenas ao tamanho do kite, mas também ao comprimento da linha. Quanto mais longas as linhas, mais larga é a barra e vice-versa.

 

Padrões de comprimento de linha do kite
No início do esporte, o comprimento padrão das linhas do kite era em torno de 30m. Esta escolha foi devida principalmente porque a maioria dos designs de kite eram em forma de C. Eles não produziram muita energia em relação aos seus tamanhos; portanto, linhas mais longas forneceriam aumentando a dimensão da janela de vento. Com os kites LEI modernos, que têm mais desempenho, o comprimento médio da linha foi reduzido para cerca de 22-24 m.

 

A relação de aspecto (AR) da pipa e o comprimento da linha
Como apontado antes, quanto maior a janela de vento, mais rápido a pipa pode voar por ela devido ao espaço maior que permite uma aceleração mais significativa.

No entanto, esse efeito se torna muito mais significativo com pipas de proporção alta porque seu perfil de asa é otimizado e permite que acelerem significativamente. Pelo contrário, os kites com AR baixo normalmente têm um limite de velocidade inferior devido à ineficiência do formato da asa que cria turbulência junto com o seu perfil. Quanto maior a aceleração, mais significativo se torna o arrasto da turbulência. Em um ponto, o arrasto para a aceleração, e as pipas com AR baixo atingem seu limite de velocidade.

Isso explica porque faz mais sentido usar linhas mais longas com pipas de alto AR, enquanto com pipas de baixo AR, o ganho é marginal.

Nota: não confunda a velocidade absoluta do kite com a velocidade de giro, onde os kites com AR baixo são mais frequentemente mais rápidos.

Espessura da linha de kitesurfe
A espessura das linhas normalmente determina a tensão de ruptura da linha: quanto mais grossa, maior a tensão de ruptura, é claro. O trecho também determina a resistência da linha ao vento e, portanto, a folga da linha durante o vôo do kite. Com linhas mais longas, é melhor considerar seções mais finas para evitar um excesso de resistência ao vento.

Como regra geral, se você usar a pipa com vento fraco e para corrida ou hidro foiling, linhas mais finas funcionam melhor porque você não tem grandes picos de tensão nelas e oferecem muito menos arrasto durante o velejo.

Se você veleja em ventos fortes, procurando saltos altos, kite loops ou truques do estilo wake, é claro, você deseja implementar espessuras de linhas mais grossas.

A espessura também influencia a durabilidade das linhas; portanto, é melhor não ter linhas muito finas para o uso geral multidisciplinar, como a maioria dos kiters não profissionais.

 

Linhas de acordo com a modalidade
Pelo que foi dito até agora, é fácil entender que o velejador pode ajustar o comprimento da linha de acordo com sua modalidade preferida no kitesurfe, melhorando o desempenho e o conforto.

Surfando nas ondas
Muitos surfistas realmente bagunçam e usam comprimentos de linha diferentes, que também podem ser influenciados pelo tamanho e período da onda. Em geral, o período de ondas curtas sugere linhas curtas de até 19m para um kite mais responsivo. A maioria dos kiters que kitesurfe em ondas usam linhas padrão de 22m com linhas de 24m em dias de vento mais fraco e, e os velejadores mais exigentes, 19m em dias de vento forte e rajadas de vento.

Foil kite racing
Os velejadores de regatas recentemente usam kitefoils grandes em linhas finas e não tão longas que lhes permitem uma vantagem significativa contra o vento por serem capazes de controlar a pipa grande e manter sua força, enquanto no bordo a favor do vento, eles podem usar toda a força da pipa grande sem derrubar, pois está com linhas mais curtas.

Big Air Jumps, estilo wake e kite looping
Essas modalidades exigem linhas fortes para absorver as tensões intensas, jogando com o comprimento apenas para encurtá-las em dias de vento forte. Não faz muito sentido ter linhas maiores que 22-24m já que se espera praticar ventos razoavelmente fortes e com a necessidade de responsividade do kite.

Hydro Foiling
Por ser normalmente praticado em dias de vento fraco, linhas longas e finas parecem ser mais adequadas para aumentar a potência do vento e reduzir a resistência ao avanço e arrasto.

Nota para iniciantes
Tenha em mente que se você não tiver experiência suficiente, usar linhas longas pode ser muito perigoso: a pipa será muito menos responsiva. Ele atingirá uma velocidade alta por um tempo prolongado, gerando uma quantidade considerável de energia.

Do outro lado, se você está aprendendo a velejar de kitesurfe, use linhas muito curtas (entre 5 a 10 metros) antes de começar com a configuração padrão.

O kite não atingirá altas velocidades e terá uma janela de vôo mínima, o que impossibilita a produção de potência suficiente para levar a situações perigosas. É por isso que as melhores escolas de kite tendem a usar a configuração de linha curta para seus alunos iniciantes.

Matchu Lopes

 

Conclusão
Claro, para um velejador normal que vai para diferentes tipos de sessões e pratica o esporte casualmente, mudar o comprimento da linha toda vez que as condições são diferentes não é muito prático. A configuração padrão e o comprimento da linha dos kites modernos permitem que você se divirta em quase todas as condições. Mas manter esses princípios em mente pode ajudar a ajustar o equipamento do kite em caso de necessidade. Suponha que você pratique apenas uma modalidade específica de kitesurfe ou tenha sessões no mesmo local de kite com características particulares. Nesse caso, você pode querer considerar otimizar suas linhas do kite para o melhor desempenho.

Comentários