Campeonato Brasileiro de Kitesurf Hydrofoil 2019

De 9 a 11 de novembro de 2019, foi realizado na praia Brava, Itajaí a etapa do campeonato brasileiro de Kitesurf, com duas categorias de kites, Foils e Tubulares.

O objetivo de ter a categoria Tubular é trazer velejadores que velejam com kites infláveis para regatas, despertar o interesse pelo esporte de competição, aprender com os mais experientes e principalmente descobrir novos talentos.

 

O campeonato teve 3 dias de competição, sendo que no primeiro as condições de vento não ajudaram muito, foram ventos fracos e os velejadores de Foil usaram kites 21m. O mar estava praticamente flat, o que facilitou a regata. No dia seguinte tivemos chuva sem nenhuma regata, a comissão aguardou o máximo que pôde mas os ventos não vieram. Já no terceiro e último dia, o vento entrou forte (cerca de 20kt), o mar ficou muito agitado, com ondas grandes lá fora e muita correnteza, dificultando o velejo.

Na categoria Foil, o imbatível Bruno Lobo (São Luís/MA) levou o título com certa facilidade, vencendo a maioria das regatas.

Na Tubular, o título foi disputado a cada regata, ficando o atleta José Marino de Souza (Ilhabela/SP) com o título.

Entre as mulheres, a nossa atleta Maria do Socorro (São Luis/MA) foi a campeã.

 

Todos os atletas tiveram no último dia o desafio de entrar no mar, passar a arrebentação com grandes ondas, vencer as dificuldades de um mar agitado, e a coragem que nos move pra velejar, parabéns à todos.

O organizador (e velejador de Foil) do evento foi o Cláudio Cruz, apaixonado pelo Kitefoil, montou junto aos patrocinadores e apoiadores uma vila dos atletas, de nível internacional, com containers para deixar os equipamentos,  museu de fotos das competições, diversos expositores de materiais esportivos, food-trucks, telão, chuveiros, gramado, e sem dúvida nenhuma, um exemplo a ser seguido.

Resultado final:

Foil Masculino:
Bruno Lobo / MA
Wilson Veloso / PB
Noah / USA

Tubular Masculino:
Jose Marino de Souza / SP
Gildasiu / SP
Nathan de Souza / SP

Feminino:
Maria do Socorro /MA
Bilge Ozturk /TUR
Alessandra Varela /SC

Masters :
Federico Aguilar / ARG
Roberto Veiga /SC
Cláudio Cruz /RJ

Grand Master:
Wilson Veloso /PB
Exequiel Balbarrey / ARG
Adrien Seibel /ARG

 

 

 

Comentários