IKA World Championship 2013 – Final

kbchinaO mundial de kiterace terminou nesse final de semana em King Bay na Ilha de Hainan. Os melhores riders do mundo estiveram presentes em 5 dias de competições no sul da China.

Após um qualifying super disputado nos dois primeiros dias, os atletas foram divididos em três flotilhas (gold, silver e bronze) para definir quem seriam os 10 melhores na grande final (platinum fleet) nesse domingo.

As condições variaram bastante nos últimos 3 dias, com ventos variando de 6 aos 22 nós. Os atletas tiveram que sacar seus menores kites, e nos momentos de ventos extremamente fracos foram obrigados a usar os kites 19m.

Essa variação das condições foi um teste perfeito para ver quem seria o rider mais completo. Com ventos fortes, John Heineken se mostrou imbatível, velejando com kite 10 a maior parte do evento não deu chances para os adversários.

Florian Gruber foi o grande destaque. Velejando bem em todos os ventos, o jovem alemão de apenas 19 anos é a nova geração do Kiteracing mundial. Com novos patrocinadores de kite e prancha (Temavento/Ozone), Florian mostrou ser o rider mais completo do evento. Venceu a Gold Medal na sexta e no sábado e foi como grande favorito para a grande final no domingo.

Os brasileiros fizeram um belo evento com destaque para Wilson Veloso que sempre esteve entre os 10 primeiros durante todo o evento. O nível do campeonato estava muito alto, com 160 riders inscritos de 45 países diferentes. A equipe brasileira se manteve sempre no pelotão da frente. Nos dias finais, alguns protestos fizeram alguns atletas despencarem na tabela, mas o time brasileiro mostrou que esta entre os melhores do mundo. No final, Wilson Veloso foi o melhor brasileiro ficando em 20º lugar. Ricardo Dutra surpreendeu conseguindo resultados expressivos em várias regatas se classifcando em 25º colocado no geral. Victor Adamo terminou em 29º lugar, enquanto Roberto Veiga ficou na 56ª colocação.

Entre as mulheres Erika Heineken dominou a maioria das regatas. A russa Elena Kalinina, ameaçou a americana nos momentos de ventos mais fracos, porém Erika já estava com uma boa vantagem. A veterana Steph Bridge ficou com a terceira colocação.

Todos estavam ansiosos para a grande final nesse domingo. Os 10 melhores riders do evento fariam 4 regatas para definir quem seria o grande campeão mundial. Porém nesse domingo o vento começou super fraco e se manteve assim por todo o dia. A organização ainda conseguiu realizar uma regata masculina com menos de oito nós. O vencedor da regata foi o francês Maxime Nocher (North), que sempre anda muito bem nos ventos fracos, Florian Gruber ficou em segundo seguido de John Heineken. As mulheres entrariam na sequência, mas o vento insistiu em ficar fraco forçando aos juízes a cancelarem as regatas.

Com esse resultado Florian Gruber que estava com folga na liderança se consagrou o campeão mundial de kiteracing 2013 ! John Heineken ficou na segunda colocação seguido de Maxime Nocher.

Após o termino das regatas foi realizada a premiação no Hainan King Bay Hotel, com um belo jantar e a entrega de prêmios.

O brasileiro Wilson Veloso além de fazer um belo evento no geral, ficou em terceiro lugar na categoria master !

Confira como ficaram os resultados no geral :

Masculino

http://www.kiteboardtour.asia/result-and-ranking/ika-world-course-race-championship-2013-final-series-men/
Feminino
http://www.kiteboardtour.asia/result-and-ranking/ika-world-course-race-championship-2013-opening-series-women-2/
Fotos 3 Dia (Medal Race)

 
Fotos 4 Dia (Medal Race)

 
Fotos 5 Dia (Platinum)

 
Vídeo 3 Dia

 
Vídeo 4 Dia

 
Vídoe 5 Dia

 

Comentários

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta