Home / Notícias / Eventos / Virgin Kitesurfing Armada 2017
17264360_719879424860486_3258017616104782164_n

Virgin Kitesurfing Armada 2017

Maior evento de kite da Europa e um dos maiores do mundo, o Virgin Kitesurfing Armada (VKSA) realizou a sua quinta edição neste fim de semana, reunindo centenas de kitesurfistas do continente europeu para um downwind de 1 milha na Hayling Island, uma ilha no sul da Inglaterra. Desde o primeiro evento, em 2013, até hoje muita coisa mudou e hoje o VKSA é um festival, com competição de kite, feira de equipamentos, palestras e festival de música e que atrai gente de toda a Europa.

O evento que começou como um downwind entre amigos é hoje o maior encontro de kitesurfistas do continente europeu. Não só velejadores, mas também empresas de kite de todo o mundo se encontram na Ilha para mostrar seus novos equipamentos e acompanharem a evolução do esporte. São marcas especializadas em kites, pranchas, agências de viagens especializadas em kitesurfistas, revistas, roupas, acessórios;  todos vindos de todos os lados para velejarem nas condições épicas de Hayling Island e também aproveitarem para estar atualizados sobre o que há de mais moderno no esporte.

O festival oferece atividades pra quem quer entrar na água mas também pra quem só deseja estar na praia. Para atrair toda esta gente foram convidados Aaron Harlow, inglês 5 vezes campeão mundial, Gisela Pulido, espanhola 9 vezes campeã mundial e outros riders locais e europeus. “É a primeira vez que venho à esta parte do Reino Unido e estou gostando muito. O final de semana aqui está sendo muito bonito. Agora como estou velejando mais com ondas, espero que o mar suba e eu também vou entrar na água”, disse Gisela. No final do domingo as ondas realmente melhoraram, ela entrou na água e deu um show.

O VKSA é organizado, idealizado e construído pela comunidade kitesurfista. É um exemplo de como nosso esporte, que é novo, se solidifica e fortalece a cada ano.  O próprio Aaron Hadlow, que aprendeu a velejar no sul da Inglaterra, disse que Hayling island é um dos melhores lugares da Inglaterra pro kitesurfe. “Este lugar é um dos melhores picos de kite do Reino Unido! Quando a maré está baixa você tem uma parte super flat mas como lá fora ainda quebram algumas ondas você tem alguns kickers. Hoje foi muito bom! Velejamos pra quem estava na praia e creio que todo mundo se divertiu”.


Acompanhe a cobertura completa desse e de outros eventos de kite no Blog Vidas ao Vento, previsto para ser lançado em julho. (Giselle Nuaz)

*Hayling island
Hayling Island é uma ilha do sul da Inglaterra banhada pelas águas do Canal da Mancha. Famosa por suas condições ideais para esportes aquáticos, e principalmente de vela, a ilha já era famosa pelas condições ideias para o windsurfe e agora é também destino de kitesurfistas. Localizada em Hampshire e tendo em torno de 20 mil habitantes, a ilha é local de veraneio para os ingleses que fogem do tempo frio do Norte.

*O porquê do nome “Armada”
Armada é o nome da marinha espanhola: Armada Española.  Nos séculos XV e XVI a maior força marítima do mundo. A expressão, atrelada ao nome do evento, é para transmitir a sensação de força e união para o alcance de um objetivo.

Maiores infos acesse – @kitesurfingarmada

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>