Home / Notícias / Eventos / Open Brasil de Kiteracing 2014 – Final

Open Brasil de Kiteracing 2014 – Final

10553472_742289332505154_1970470547690850772_nWilson Veloso “Bodete” comprova o favoritismo e domina as regatas do Open Brasil de Kiteracing 2014.

A primeira etapa do circuito brasileiro de race foi concluída nesse final de semana em João Pessoa – Paraíba. O final de semana foi de muito vento e sol, com a condição variando bastante, forçando os atletas a usarem todos os kites inscritos no evento.

No sábado, tivemos ventos fortes ultrapassando os 20 nós, os atletas tiveram que sacar os menores kites para competir as 4 regatas realizadas. Wilson Veloso com um kite 8 metros dominou as duas primeiras regatas. Bruno Lobo e Kaka Dutra venceram as outras duas regatas, deixando para o último dia a disputa pelas posições no pódio.

No último dia do evento, um belo domingo de sol e ventos fracos na praia de Intermares. Como a intensidade do vento não ultrapassou os 15 nós, obrigou os atletas a montarem seus kites grandes para entrar na água. Alguns competidores estavam usando kites 19 metros para conseguir a máxima performance nos ventos fracos. Porém, o grande destaque do dia foram os novos kites foil.

A nova tendência do kiterace são os kites foil (não infláveis), além de serem muito mais leves tem uma performance muito maior que os kites infláveis, e foi visível a diferença neste último dia, onde todas as regatas do dia foram dominadas por Wilson Veloso e Ricardo Dutra que estavam utilizando os novos kites.

O grande destaque do evento foi o maranhense Bruno Lobo, com apenas 21 anos já estava brigando no pelotão da frente e promete ser um dos grandes destaque da modalidade. Ian Germoglio, também esta entre os destaques da modalidade, apesar de ter sido desclassificado por um erro de medição no seu equipamento, o jovem paraibano de 18 anos, esta velejando muito bem e será um dos destaques da categoria.

Completando o pódio temos Victor Adamo (SP) e Roberto Veiga (SC) que estão sempre presentes nos eventos de kiterace e brigaram para definir quem seriam quarto e quinto colocados.

Na categoria feminina, com apenas 2 inscritas, a paraibana Nayara Licarião venceu mais um evento, seguida de Liana Maia do Ceará, que mostrou muita dedicação para completar as regatas.

Entre os amadores, Carlito Moura mostrou sua experiência em regatas para vencer a categoria. Entre os juniores, Pedro Crispim Jr foi o grande vencedor, seguido de Arthur Bodete que prometem dar muito trabalho nos próximos eventos.

O Open Brasil de Kiteracing 2014 foi um show para a modalidade que esta atraindo novos participantes do mundo da vela. Novos atletas do Maranhão, Rio de Janeiro e Pernambuco estiveram presentes na competição e elevaram ainda mais o nível das disputas. A Paraíba continua dominando o kiterace no Brasil, com a flotilha liderada pelo campeão brasileiro Wilson Veloso atraindo cada vez mais jovens talentos.

O evento foi realizado pelo Bodete Kite Point na praia de Intermares – Cabedelo – Paraíba. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo, Ofício Copiadora, Alliance, De Leve, USE, Doce Mel, Pé de Fruta e a cobertura do Gokite.com.br.

Resultados finais – Open Brasil de Kiteracing :

1. Wilson Veloso (PB) – Ozone, Mikes Lab
2. Ricardo Dutra (PB) – Ozone, Mikes Lab
3. Bruno Lobo (MA) – North, Evoluzione
4. Victor Adamo (SP) – Cabrinha, Evoluzione
5. Roberto Veiga (SC) – Ozone, Temavento

10583877_10153068069116982_8962590866452210818_n

Confira as fotos exclusivas do evento:

Créditos: Samy Marins

Sábado – Open Brasil de Kiteracing 2014 – Dia 2

Domingo – Open Brasil de Kiteracing 2014 – Dia 3

Aerial Shots by Yuri Magalhães – Open Brasil de Kiteracing 2014

 

 

 

loading comments...