Home / Notícias / Eventos / Copa Brasil de Vela 2017 – Ilhabela

Copa Brasil de Vela 2017 – Ilhabela

logo_site

Copa Brasil de Vela 2017

A V Copa Brasil de Vela foi um grande sucesso. O evento, realizado de 9 a 16 de dezembro, na sede na Escola Municipal de Vela “Lars Grael”, em Ilhabela, movimentou o município e agitou o canal marítimo. Foram mais de 80 barcos, 100 atletas e 18 clubes, vindos de dez Estados diferentes, além de mais dois países.

Com bons ventos na Capital da Vela, as regatas foram acirradas e mobilizaram alguns dos principais velejadores do país, como Jorge Zarif (classe Finn), Patrícia Freitas (RS:X), Bruno Fontes (Laser), Carlos Robles e Marco Grael (49er), entre outros.

Os velejadores de Ilhabela também participaram da competição e conquistaram boas classificações. Os destaques são as classes Snipe e Optimist, com um pódio totalmente formado por representantes do município, além da classe Laser Radial.

O campeonato também serviu de seletiva para a formação da equipe brasileira de Vela em 2018 e os campeões da principal competição do país garantiram vagas na equipe nacional para o ano que vem. Nas classes olímpicas, os vencedores foram: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470 feminina), Geison Mendes e Gustavo Thiesen (470 masculina), Jorge Zarif (Finn), Gabriella Kidd (Laser Radial), Bruno Fontes (Laser), Carlos Robles e Marco Grael (49er), Patrícia Freitas (RS:X feminina) e Gabriel Pereira (RS:X masculina).

O Kitesurf Hidrofoil fez parte da Copa Brasil de Vela 2017 em Ilhabela. Os melhores velejadores do país estiveram presentes na competição que teve uma disputa acirrada pelas primeiras colocações. Foram 3 dias de regatas com um total de 12 realizadas. O maranhense Bruno Lobo (Flysurfer – MA) foi o mais regular garantindo a primeira colocação, seguido de Roberto Veiga (Ozone – SC) e Wilson Veloso (Ozone – PB).

A cerimônia de encerramento contou com a presença do prefeito Marcio Tenório; do secretário de Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus; do secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini; do secretário de Gestão Financeira, Tiago da Silva Correa; do secretário de Saúde, Marco Antônio Gênova; do secretário de Cultura, Oswaldo Nuno Gallo e do diretor de Esportes Náuticos, Ivo Leite.

O secretário de Esporte e Lazer agradeceu a CBVela pela oportunidade de realizar em Ilhabela a V Copa Brasil de Vela. “Para nós é uma alegria muito grande receber grandes velejadores do Brasil, que disputaram as regatas na nossa cidade para formação da equipe de 2018. Fizemos vários eventos durante o ano e fechamos com chave de ouro”, ressaltou.

O prefeito Marcio Tenório afirmou que a gestão visa resgatar o titulo de Capital da Vela e garantiu que em 2019 o município sediará o Mundial de Snipe. “A Secretaria de Esporte tem feito um belo trabalho e Ilhabela já mostrou sua capacidade de realização de grandes eventos esportivos. Em 2019 sediaremos o Mundial de Snipe e estamos nos candidatando este ano ao Mundial da Juventude, que será em 2020, reforçando a marca de Ilhabela, Capital da Vela, cada vez mais. Neste primeiro ano de gestão investimos muito no esporte e, em 2018, avançaremos mais”, afirmou.

O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhabela e Federação de Vela do Estado de São Paulo.

 

Resultados finais – Copa Brasil de Vela – Ilha Bela

Captura de Tela 2017-12-25 às 23.15.25

loading comments...