Copa Brasil de Vela 2018 – Bruno Lobo vence o Sul Americano

Largada de uma das dez regatas realizadas em Jurere – Florianópolis – SC

Com ídolos olímpicos, campeões mundiais e medalhistas pan-americanos na raia, terminou nesse final de semana em Florianópolis a Copa Brasil de Vela. A sexta edição da Copa Brasil foi realizada entre os dias 18 e 24 de novembro de 2018 na sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê – SC que é o principal evento das Classes Olímpicas do país e seletiva para a Equipe Brasileira de Vela 2019.

A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Associação Brasileira de Vela (ABK), Iate Clube de Santa Catarina e Federação de Iatismo de Santa Catarina.

A VI Copa Brasil de Vela teve disputa nas seguintes classes: RS:X , Laser Standard, Laser Radial, Finn, 470, 49er, 49er FX, Nacra 17, Snipe, Lightning, Formula Kite.

Na Formula Kite, foi realizado o Sul Americano da categoria, com o vencedor do evento garantindo a vaga nos Jogos Pan-americanos no Perú em 2019.

Bruno Lobo mostrou superação em uma virada incrível !!!

No total, 26 atletas de diversos países estiveram presentes em Florianópolis para competir o evento que teve condições variadas para todos os estilos. No final os velejadores mais completos foram subindo no ranking com o passar das 10 regatas na bela praia de Jurere.

No primeiro dia, tivemos ventos na média de 12/15 nós, com os atletas usando kites entre 18/15 m2. O uruguaio Nico Landauer, residente em San Diego California, começou na frente, brigando regata a regata com Marc Conrad (SP), Bruno Lobo (MA) e o mexicano Xantos Villegas.

O segundo dia foi de ventos extremamente fracos, na faixa de 4 a 8 nós, os riders com kites gigantes foram beneficiados. Kites 21 a 19 m2 estavam na água velejando em condições mínimas de vento. Mais uma vez, Nico Landauer especialista em ventos fracos levou a melhor, abrindo uma margem para Bruno Lobo que estava em segundo lugar.

Com ventos fracos Nico Landauer e seu kite 21 m2 era imbatível !

Para o terceiro dia do evento, a previsão do tempo marcava muita chuva. Os atletas estavam ansiosos, pois parecia não ser possível ter regatas devido as condições. Porém uma breve estiagem no meio do dia possibilitou a realização das regatas. Ventos super fortes, alguns momentos chegando aos 30 nós, deixou a competição ainda mais interessante. Foi bonito de ver os atletas velejando em alta velocidade com kites pequenos e mar super mexido.

Essas condições são as favoritas do brasileiro Bruno Lobo que venceu a maioria das regatas. Com uma margem mínima de pontos, o maranhense conseguiu a virada e venceu o campeonato ! Com isso Bruno garantiu a vaga nos jogos Pan-americanos e de quebra a vaga na equipe olímpica brasileira de vela 2019.

Os brasileiros mandaram bem no evento, além de Bruno Lobo (1) , Marc Conrad (4), Wilson Veloso (6) e Roberto Veiga (8) ficaram entre os melhores do evento ! Socorro Reis ficou na segunda colocação no feminino e Bruno Lima foi um dos melhores até os 18 anos !

A categoria esta em festa e todos super empolgados com a confirmação do Hydrofoil nas olimpíadas. Todos os países presentes mostraram muito comprometimento em um belo evento com poucos protestos e muito respeito entre os atletas.


O Gokite entrevistou Bruno Lobo antes da premiação, veja como foi :


Veja o vídeo com um resumo do último dia de competições :


Resultados Finais  – Copa Brasil de Vela




Comentários

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta