Home / Notícias / Atletas / Nuno “Stru”, o kite surfer que desafiou o Canhão da Nazaré

Nuno “Stru”, o kite surfer que desafiou o Canhão da Nazaré

cf39ac07371f4e85cc809fc3908c9d25_XL

Nazaré BIG Wednesday

Esta semana, na Praia do Norte, entre os surfistas de ondas grandes do surf mundial, houve um kitesurfista que se destacou. O português Nuno “Stru” Figueiredo mostrou muita técnica e coragem por ter enfrentado as ondas de Nazaré com seu kite surf.

Na verdade, esta não foi a primeira vez que o tricampeão nacional da modalidade tinha andado pela areias da Praia do Norte. Já em abril do ano passado tinha feito uma experiência, um primeiro contato, mas, com este tamanho e esta potência… foi definitivamente uma estréia!

 

Segundo Nuno Stru, foi “a sessão mais adrenalizante” da sua vida, terminando mesmo por fazer o relato de como correu a a aventura:
 
“Tudo começou há oito dias atrás quando os mapas da previsão começaram a mostrar um swell épico de 18 segundos de período com vento de um quadrante ideal para a prática de kitesurf na Praia do Norte. O nó na barriga foi crescendo a partir do momento que os dias iam passando e a previsão se mantinha firme, ao contrário do que é habitual. Os telefonemas começaram a ser mais frequentes a partir do momento que se aproximava. O Jorge Leal tinha tudo organizado para uma sessão segura dentro dos parâmetros estabelecidos. 

Já na Nazaré, no Dia D, as visitas ao farol foram evitadas pelo crescente número de curiosos que estavam prontos para ver o circo. O ponto de análise das condições foi na Praia do Norte onde, por volta das 11h, já se avistava uns “carneiros” no horizonte. Ligo ao Jorge para saber como estávamos jet de apoio e ele informa-me que o [Andrew] Cotty já tinha sofrido uma queda e ia a caminho do hospital. O segundo telefonema foi a Rafael Tapia que, além de big wave rider também é kite surfer, que me diz que tinha levado a porrada da vida dele e que estava “gnarly”. Porém, se eu decidisse ir ele daria-me o “backup” necessário. 

file

Nuno Stru Figueiredo no BIG Drop

Tal como na primeira vez que dropei o Canhão da Nazaré numa ondulação de 10 metros, montei o meu kite na areia a 4km a norte da Praia do Norte onde “apenas” ondas de 4 a 5 metros me faziam separar do outside. Após saltar essas ondas e descer ao vento até ao pico, eis que encontro vários jets bem na frente do farol com Stephan Figueiredo, Maya Gabeira, Ross-Clarke Jones, Ramon Laureano, Nuno “Violino”, e muitos outros. A primeira série entra (eram montanhas de água!) e tento localizar as últimas da série para entender o melhor local para dropar. De imediato percebi que as ondas vinham de sul para norte, contra o vento, tornando muito difícil a minha descida uma vez que a velocidade combinada com o meu kite me projetava para fora das ondas. Após algumas tentativas, lá consegui dropar umas das maiores ondas da minha vida. 

Por esta altura o vento aumentou um pouco mais, começando a ficar over para o kite que eu tinha, e as turbulências derivadas dos ventos ascendentes nas ondas maiores começaram a comprometer a sessão. Decidi então sair da água na praia em frente aos estacionamento. Contente por ter corrido bem e em êxtase por mais uma sessão na Praia do Norte com sucesso”.

Stru3

O havaiano Jesse Richman também esteve nessa big session

>> Vídeo da sessão AQUI

Deixe uma Comentário

O seu endereço de email não será publicado.Os campos marcados são obrigatórios *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>