Home / Notícias / Atletas / Kitesoul – O Kitesurf adaptado

Kitesoul – O Kitesurf adaptado

A vida está sempre nos enviando desafios e vivendo como atleta profissional de kitesurf esses desafios se tornam constante. Primeiro foram as competições, a vontade de vencer, de ser campeão. Depois de alguns troféus, seus desejos mudam. Surfar ondas maiores, viajar para condições extremas, hawaii, cabo verde, se tornaram então os meus objetivos. Depois vieram as travessias, velejar 450km em 5 dias, atravessar 2 estados, chegar de kite aonde os carros não chegam. Foram muitas aventuras, desafios, e quando achei que tinha vivido de tudo no mundo do Kite, a vida me apresenta esse guerreiro: Fernando Fernandes.

Um cara intenso. Bi campeão mundial de paracanoagem e com um histórico no esporte de diversas conquistas. O desafio: desenvolver o primeiro Kite Adaptado do Brasil. Proporcionar para pessoas com deficiência física a sensação de velejar puxado por uma pipa. Ele conhecia o caminho, fez isso em outras modalidades. “ Na água somos todos iguais “. Desafio aceito, vamos aos trabalhos…

Foram alguns meses de preparação. Ligações, fotos, vídeos, protótipos, muitos áudios pelo Whats App. Até chegar o dia que Fernando viria em meu point, no litoral norte de Salvador, o Clube da Prancha.  Me lembro que estava colocando o último guarda sol, quando ouvi aquela voz “ quer uma forcinha ai ? “. Era o Fernando, na disposição para mais um dia de aventura.

Depois disso foram vários encontros, tardes de bate papo sobre os equipamentos, visita a fabricantes, vídeos e muito treino prático. Em um mundo novo pra mim, fui tentando entrar em seu pensamento para que os ajustes fossem feitos da melhor maneira. Aos poucos fomos achando o caminho, os equipamentos foram sendo aprimorados até que em um dia de sol e vento ele planou. E foi embora sem parar enquanto eu corria pela areia feliz da vida vendo todo aquele esforço se tornar o seu sonho possível: deslizar com seu kite sobre as ondas do mar.

Ainda estamos no processo mas as aventuras já possuem data pra começar. No fim de Abril estaremos no Ceará para a gravação de alguns episódios para os principais programas de esporte da TV Brasileira.

A idéia depois é criar um curso e uma vivência, para que outros cadeirantes possam sentir e vivenciar essa aventura. Um documentário também será gravado para exibição no fim do ano.

Fernando já é consagrado em outras modalidades como Surf Ski, Wakeboard, Bike Adaptado, Rapel e agora no Kitesurf mostra que os desafios estão ai para serem superados.

Fiquem ligados nos insta @gustavofoerster e @fernandoflife para acompanhar essa aventura !

Fotos Gisa de Paula

loading comments...